TECIDOS & CORES

   Uso de Cores e Tecidos nos Espaços

Tecidos... Qual é a melhor combinação? Qual o estilo que combina com você e sua família? O primeiro passo para a escolha dos tecidos é analisar o estilo de vida da família. As estampas podem ser modernas, clássicas, esportivas, sofisticadas, românticas ou descontraídas. O importante é seguir alguns critérios para não errar na composição do tecido principal com outros mais neutros. O tecido rosa, por exemplo, sempre abre espaço para o lilás. Já o azul, por ser uma cor fria, combina fácil com outras cores. O branco é muito utilizado como base de fundo e é indicado para dar leveza, ampliar o ambiente, destacar detalhes e trazer luminosidade.

Para ambientes românticos e contemporêneos, experimente o estilo provençal, com patchwork e floral. Tons pastéis são ideais para essa decoração. Se preferir o country, adote o bege como base para criar um ambiente rústico e utilize cores quentes nos detalhes. Para quartos mais sóbrios, o tom fendi*** misturado com branco serve para ambos os sexos e abre espaço para acessórios de forma mais livre. Se você não gosta de tons pastéis, utilize as cores fortes nos objetos de decoração.

Sabemos que escolher entre tantas tonalidades disponíveis, sejam elas fortes ou suaves, é uma decisão absolutamente única e pessoal. Mesmo assim, é sempre bom lembrar que as cores diferentes provocam sensações no ser humano. Separamos algumas dicas que você pode utilizar:
  1. A mescla de tecidos deve ser equilibrada pelas cores e texturas variadas.
  2. Cores claras favorecem ambientes pequenos, pois conferem a sensação de amplitude. Nesses casos, cores fortes devem ficar em acessórios e detalhes.
  3. A mistura de estampas pode resultar numa bela composição e a prova é o patchwork, que emprega poás, xadrezes, listrados e florais. É só uma questão de bom senso para decidir por uma mescla que não pese na decoração, com cores e padronagens que realmente combinem entre si.
  4. Se você quer dar vida ao ambiente, mas sem sobrecarregá-lo de estampas, reserve-as para as almofadas os motivos geométricos, florais ou listrados, ficarão bem sobre sofás ou camas com revestimento de tecido liso e claro.
  5. Para não correr riscos, aposte em um tecido mais encorpado, porém neutro e suave como base para sobreposições de poltronas, banquetas, pufes, etc. Assim não haverá "briga" com as estampas das almofadas, por exemplo!
  6. O uso do tom sobre tom de cores faz com que o ambiente fique mais harmonioso, aconchegante e mais divertido. Em geral, para ter um ambiente leve e agradável, o ideal é não utilizar mais de duas ou três cores.
  7. Para o quarto por exemplo, o ideal é não utilizar cores muito fortes e sim mais claras e suaves, deixando o ambiente mais aconchegante e relaxante.

Escolher e combinar cores é um desafio que nos deparamos na hora de compor uma criação, um ambiente, uma arte... O uso da cor é um fenômeno que exerce fascínio e desperta sensações. Algumas informações relevantes devem ser lembradas para o uso das cores. A primeira decisão a tomar é fazer uma análise do que você procura para o seu projeto e escolher qual tom ou quais tons de cor se aproxima(m) mais do seu objetivo. Defina quais tonalidades de cor você procura utilizar em cada ambiente. Geralmente, o uso de cores fortes ou escuras em demasia tende a reduzir o ambiente enquanto cores claras e suaves dão a sensação de amplitude. Antes de definir qual cor usar, não se pode esquecer de aspectos como tamanho do ambiente, luminosidade e objetos utilizados na decoração. E como saber quais cores usar? Logo abaixo você encontra mais informações sobre cada cor e para o quê elas servem.

Branco
Que o branco é a cor que reflete clareza, limpeza e pureza nós já sabemos. O branco é uma cor que não compromete o ambiente. Visualmente, transmite uma elevada percepção do espaço, o que ajuda em ambientes pequenos. Mas cuidado, o branco em demasia representa infinito, o que pode trazer uma sensação de vazio, frieza e sem vida.


Marfim
O marfim não é uma cor e sim uma variação do branco para o amarelo, assim como outras variações como palha ou pastel. É um tom considerado neutro e pode ser utilizado em qualquer ambiente, porém não possui muita vida por ser neutro até demais. Quanto mais suave, mais fácil de combinar com outras cores. Algumas pessoas gostam do marfim por sua clareza, e acredite, por esconder sujeira mais fácil do que o branco. Nos tecidos para cortinas como voil e organza sempre existirão opções de tons em branco ou marfim.

Bege
O branco, o marfim e o bege são as cores mais neutras existentes na decoração. Chamamos de cor neutra as cores que praticamente combinam com todas as demais. No caso do bege, considerado um amarelo ligeiramente acastanhado como a lã natural, combina bem em qualquer ambiente. É até possível utilizar o bege em todo o ambiente, mas assim como o branco pode trazer uma sensação de vazio e frieza. Qualquer cor mais forte se sobressai ao o bege, o que facilita a decoração.

***Fendi - Bege
Isso mesmo! Temos o fendi em tom de bege e o fendi em tom esverdeado, descrito mais abaixo. Esse tom de fendi bege surgiu de uma combinação do bege com o verde. Continua sendo muito utilizado na decoração por ser uma cor neutra e suave. Qualquer cor mais forte se destaca mais do que esta tonalidade. Pode ser utilizada em conjunto com as duas cores que o formam. É simples, chique e que transmite nobreza quando utilizado de forma correta tanto em ambientes modernos quanto em clássicos.

Amarelo
O amarelo é considerado a cor do estímulo e da criatividade. Indicamos muito para ambientes como escritórios e cantos de estudo. Para negócios como bares e restaurantes é ótimo pois desperta o apetite. Quando utilizada em uma tonalidade suave levanta a moral e a auto-estima, trazendo confiança e otimismo. Lembre-se: Tudo em demasia pode mudar por completo a sua percepção. O uso da tonalidade forte pode fazer com que a auto-estima dê lugar ao medo e ansiedade.

Laranja
É fácil entender porque o laranja é uma cor estimulante e divertida. No uso moderado, estimula os sentidos da criatividade e da comunicação. Muito usado em negócios voltados para área de alimentação. Em casa, ambientes como sala de visitas, de jantar e cozinha são as preferidas. Em geral, é muito usado em cozinhas, pois abre e estimula o apetite.

Rosa
O rosa acalma e representa perfeitamente o lado feminino do ser humano. No entanto, a utilização do rosa em excesso é desgastante podendo transmitir fraqueza emocional. O rosa em conjunto com cores como o lilás ou verde fazem um composé perfeito.

Vermelho
O vermelho é uma cor que capta e chama nossa atenção evocando energia e sensualidade. Em tons leves é estimulante, vivo e agradável. No quarto de casal, ativa a sexualidade, enquanto na sala ou cozinha estimula o apetite e a fala. Um móvel ou uma única parede já é suficiente. Quando usado em excesso, transmite agressividade e perturbação.

Vinho
É a variação escura e mais forte do vermelho. Considerada uma cor fria e sóbria porém nobre assim como a bebida, traz elegância e requinte com pequenos detalhes nos ambientes. Cuidado com o excesso da cor em ambientes pequenos, pois a cor em excesso pode trazer cansaço e frieza.

Violeta
O violeta é uma cor que traz tranqüilidade, sossego e calma ao ambiente. É muito bom para a saúde. Negócios como hospitais, consultórios médicos, salas de meditação e relaxamento podem se favorecer com o uso desta cor. Em casa, os melhores ambientes são os quartos de bebê, e locais de descanso. Para muitos, o violeta é uma cor que facilita uma meditação profunda. Mas cuidado, o seu uso em excesso ou em tonalidade forte pode trazer depressão e ansiedade e, em alguns casos, chega até transmitir algo de vulgar.

Berinjela
É considerada uma cor nobre que trouxe status para os ambientes de profissionais da área de decoração. É uma cor fria e sóbria que nas variações de tons traz extrema elegância para ambientes com pequenos detalhes. Cuidado com o excesso da cor em ambientes pequenos, pois a cor em excesso pode trazer depressão e stress. É difícil de ser combinada com outras cores por ser um uma cor forte e imponente. O ideal é compor com tons mais claros e neutros.

Azul
O azul é a cor que fica entre o violeta e o verde. Assim como o violeta, o azul tem um efeito calmante e é essencialmente tranqüilizante. Como o verde, o azul em alguns casos restaura o equilíbrio emocional ao criar um ambiente mais aconchegante. Cuidado com o excesso de azul, pois poderá provocar sono em abundância. A cor é indicada para quem é muito agitado. Ao ser combinado com outras cores, o azul, ainda que em excesso pode evitar a monotonia e o sono.

Verde
O verde é considerado a cor do equilíbrio, da esperança e da satisfação. Além de ajudar na recuperação do descanso e paz, traz mais alegria e vida, ajudando a combater o stress. O verde nos ajuda ainda a lembrar da nossa mãe natureza. Para casas onde existem problemas de saúde, o verde é uma ótima cura.

Fendi - Verde
Esse tom de fendi surgiu de uma combinação do verde com o marrom. Continua sendo muito utilizado na decoração por ser uma cor neutra. Pode ser utilizada em conjunto com as duas cores que o formam. É simples, chique e que transmite nobreza quando utilizado de forma correta tanto em ambientes modernos quanto clássicos. Assim como o verde é considerado uma cor fria e quando utilizada em excesso se torna cansativo.

Marrom
O marrom ou castanho nos transmite terra. Marrom e verde foram uma composição perfeita assim como a natureza. O marrom nos lembra madeira e nos leva para um lado mais rústico da decoração. É considerada uma cor sólida e calorosa transmitindo sensação de envolvimento. Acolhedor e sem contra indicações, só não utilize em demasia pois se torna muito cansativo e pesado demais.

Preto
O preto deve ser utilizado com cuidado, pois é a ausência das cores. É a cor que simboliza sobriedade e drama, assim como sofisticação e glamour. O preto é também a ausência de luz e deve ser usado com cuidado pois lembra luto e tristeza. Muito usado na decoração quando em contraste com o branco, formando o famoso e conhecido Black & White.





Fontes: Decoradora Tracciato e Revista Decora Baby (Anuário 2008) - Editora Escala